2º Seminário Estadual de Saneamento Ambiental da Paraíba
Idealizado e organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Paraíba (ABES-PB), o Seminário Estadual de Saneamento Ambiental do Estado da Paraíba – SANEAR-PB chegou para ocupar o lugar do principal evento de saneamento ambiental do Estado da Paraíba.
Com a missão de propor debates, reflexões e conhecimentos sobre o saneamento ambiental em nosso estado, esta segunda edição do maior seminário de saneamento ambiental da Paraíba traz como tema central “Universalização e Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades”. Queremos buscar um novo olhar sobre soluções para o saneamento ambiental adequadas e sustentáveis.
Durante a programação de dois dias, vamos abordar temas acerca do meio técnico-científico com olhar para a universalização mais efetiva. Vamos discutir como levar o atendimento para as pessoas que mais precisam, afinal o acesso a serviços de qualidade é direito de todos, incluindo tarifas adequadas às situações econômicas.
Nossos debates terão foco na universalização do atendimento por serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, com olhar em soluções adequadas e sustentáveis, bem como os impactos das mudanças climáticas no saneamento ambiental. Também vamos discutir resíduos sólidos com a destinação final ambientalmente adequada de resíduos e a gestão integrada de drenagem pluvial e esgotamento sanitário, com ações de despoluição plena de áreas de grande densidade de ocupação e de recursos hídricos importantes nas cidades.
Sejam bem-vindos a este evento que será um ponto de encontros técnicos com debates em torno dos desafios do Saneamento Ambiental para o estado da Paraíba.
Local do evento
Centro Cultural Ariano Suassuna
Rua Professor Geraldo Von Sohsten, 147 – Jaguaribe,
João Pessoa/PB – CEP: 58.015-190
Palavra do Presidente
Apresentamos o II SANEAR PARAÍBA, que se tornou o principal evento de saneamento ambiental do Estado da Paraíba e traz a missão de propor debates, reflexões e conhecimentos sobre o saneamento ambiental em nosso estado.
O Seminário Estadual de Saneamento Ambiental do Estado da Paraíba – SANEAR PB nos apresenta o tema Universalização e Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades, buscando um novo olhar sobre soluções adequadas e sustentáveis.
As discussões no meio técnico-científico deixam claro que falar efetivamente em universalização significa discutir o atendimento das pessoas que mais precisam, onde é mais difícil prestar o serviço. O acesso a serviços de qualidade é direito de todos, incluindo tarifas adequadas à sua situação econômica.
Na discussão da universalização do atendimento por serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, é importante buscar soluções adequadas e sustentáveis. Grande parte dos déficits se encontra nas áreas de mais difícil atendimento: as periferias das grandes cidades e as áreas rurais, bem como as pequenas comunidades. É necessário um planejamento cuidadoso e buscar soluções negociadas, combinando as capacidades existentes entre os atores.
As mudanças climáticas e seus extremos climáticos em cenários de aquecimento global e seus impactos ao saneamento ambiental serão apresentados, propondo debates e reflexões sobre o tema.
O grande número de lixões no Brasil precisa ser encerrado com soluções que integrem diversos atores e com um planejamento adequado. O cenário na região Nordeste e na Paraíba e as ações e atividades que estão planejadas no estado serão expostas e discutidas em Painel específico.
A destinação final ambientalmente adequada é fundamental para o tratamento e disposição correta dos resíduos e as ações desenvolvidas para minimizar os impactos ambientais são importantes para a melhoria da saúde e salubridade ambiental.
A gestão integrada de drenagem pluvial e esgotamento sanitário é imprescindível para ações de despoluição plena de áreas de grande densidade de ocupação e de recursos hídricos importantes nas cidades.
Neste sentido, a ABES-PB está engajada nesta luta pela busca da universalização dos serviços de saneamento básico em seus quatro componentes, com serviços prestados ao usuário com qualidade, eficiência e equidade, percebendo a sustentabilidade do sistema.
Desejamos que este evento seja um grande ponto de encontros técnicos e com grandes debates em torno dos desafios do Saneamento Ambiental em nosso Estado, fomentando discussões potencializadas que auxiliem na melhoria da prestação dos serviços de saneamento básico e na melhoria da saúde e salubridade de nosso povo e nossa gente.