3º Seminário Estadual de Saneamento Ambiental da Paraíba
Idealizado e organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Paraíba (ABES-PB), o Seminário Estadual de Saneamento Ambiental do Estado da Paraíba – SANEAR-PB chegou para ocupar o lugar do principal evento de saneamento ambiental do Estado da Paraíba.
Com a missão de propor debates, reflexões e conhecimentos sobre o saneamento ambiental em nosso estado, esta segunda edição do maior seminário de saneamento ambiental da Paraíba traz como tema central “Universalização e Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades”. Queremos buscar um novo olhar sobre soluções para o saneamento ambiental adequadas e sustentáveis.
Durante a programação de dois dias, vamos abordar temas acerca do meio técnico-científico com olhar para a universalização mais efetiva. Vamos discutir como levar o atendimento para as pessoas que mais precisam, afinal o acesso a serviços de qualidade é direito de todos, incluindo tarifas adequadas às situações econômicas.
Nossos debates terão foco na universalização do atendimento por serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, com olhar em soluções adequadas e sustentáveis, bem como os impactos das mudanças climáticas no saneamento ambiental. Também vamos discutir resíduos sólidos com a destinação final ambientalmente adequada de resíduos e a gestão integrada de drenagem pluvial e esgotamento sanitário, com ações de despoluição plena de áreas de grande densidade de ocupação e de recursos hídricos importantes nas cidades.
Sejam bem-vindos a este evento que será um ponto de encontros técnicos com debates em torno dos desafios do Saneamento Ambiental para o estado da Paraíba.
Local do evento
Auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna – Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB)
R. Prof. Geraldo Von Sohsten, 147
Jaguaribe – 58015-190
João Pessoa – PB
Palavra da Presidente
É com grande satisfação que a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraíba (ABES-PB) apresenta
o 3º Seminário Estadual de Saneamento Ambiental do Estado da Paraíba – SANEAR-PB, que acontece nos dias 20 e 21 de outubro de 2025, em João Pessoa, no Auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna – Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB).
Este evento, que se consolida como o principal fórum de debates sobre o tema no estado, chega à sua terceira edição com a missão inadiável de propor reflexões e disseminar conhecimentos essenciais para o avanço do saneamento ambiental na Paraíba.
O SANEAR-PB 2025 traz como tema central “Saneamento para Todos: Desafios e Oportunidades”, buscando um olhar abrangente e proativo sobre as soluções técnicas e políticas que nos guiarão rumo à universalização. A meta de garantir o acesso universal a serviços de qualidade e ambientalmente sustentáveis é um pilar da dignidade humana e da saúde pública. Assim, as discussões desta edição visam traçar os caminhos para alcançar esse objetivo, especialmente nas áreas de mais difícil atendimento.
A programação do 3º SANEAR-PB foi cuidadosamente elaborada para promover um amplo debate sobre os temas mais estratégicos do setor. Em dois dias, reuniremos especialistas, gestores, técnicos e representantes da sociedade civil para tratar de questões vitais.
O primeiro dia, 20 de outubro, será marcado pela solenidade de abertura, que contará com a presença de líderes institucionais de alta relevância, como o governador do Estado da Paraíba, João Azevedo Lins Filho; o prefeito municipal de João Pessoa, Cícero de Lucena Filho; o presidente da ABES Nacional, Marcel Sanches; o presidente da CAGEPA, Marcus Vinícius Fernandes Neves; o presidente do TCE-PB, Fábio Túlio Nogueira; entre outras autoridades, demonstrando o compromisso conjunto com a agenda do saneamento.
Ainda pela manhã, acontecerá a Palestra Magna, proferida pelo presidente da CAGEPA, Marcus Vinícius Fernandes Neves, que trará uma visão estratégica sobre “O saneamento no Estado da Paraíba: desafios e perspectivas”, estabelecendo o cenário e os grandes vetores de atuação para o setor. Na sequência, haverá uma apresentação da Essence sobre a Mútua Nacional.
Em seguida, o Painel I – Saneamento Ambiental: Desafios e Perspectivas focará o tema dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), discutindo a disponibilidade energética e o futuro do biometano como combustível, com cases apresentados por especialistas da GRS, da Ecosolo Ambiental e da Orizon VR, abordando a inovação como meio de promover eficiência energética.
A tarde do primeiro dia será dedicada à inovação na gestão. O Painel II – Uso de Tecnologias nas Operações da CAGEPA detalhará os avanços da Companhia, incluindo a utilização de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para a tomada de decisão e a aplicação de Tecnologias de Método Não Destrutivo (MND), que minimizam o impacto das obras urbanas. As apresentações ficarão a cargo de engenheiros e especialistas do setor.
Encerrando o dia, o Painel III – Políticas Públicas de Saneamento e Case de Sucesso promoverá um debate fundamental sobre a universalização dos serviços de saneamento básico, questionando se é uma “realidade ou utopia”. Haverá espaço para a análise da implementação de contratos de performance, com cases de sucesso em João Pessoa e São Paulo, além da discussão sobre a Política Municipal de Meio Ambiente de João Pessoa.
O segundo dia, 21 de outubro, continuará com discussões estratégicas, abordando a regulação e a fiscalização dos serviços de saneamento no Painel IV, que contará com a valiosa participação de representantes do Ministério Público Federal e Estadual, da Agência Reguladora de João Pessoa (PB), da AGEST (Timon – MA) e da ARPB, enfatizando a importância do controle e da transparência para a universalização.
A Drenagem Pluvial Urbana será o destaque do Painel V, que discutirá a gestão e o manejo das águas pluviais, os desafios para o avanço do tema e sua implementação na capital paraibana. Será dada ênfase à utilização de Soluções Baseadas na Natureza (SBNs) como alternativas sustentáveis para a drenagem, ressaltando a integração entre infraestrutura e meio ambiente nas cidades.
Por fim, o Painel VI dedicará atenção especial ao Meio Ambiente e aos Recursos Hídricos. Com a participação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba), SEMA (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e SUDEMA (Superintendência de Administração do Meio Ambiente), o debate se aprofundará na segurança hídrica, no planejamento das ações de mitigação ambiental e na fiscalização de obras e serviços de engenharia.
A ABES-PB reafirma seu compromisso com a busca da universalização dos serviços de saneamento básico em seus quatro componentes – abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos urbanos e drenagem pluvial urbana. Nosso foco é garantir serviços prestados com qualidade, eficiência e equidade, sempre pautados pela sustentabilidade do sistema.
Desejamos que o 3º SANEAR-PB seja um ponto de encontro essencial e um catalisador de grandes debates, fomentando a troca de experiências e a construção de soluções que fortaleçam o compromisso coletivo com a melhoria da prestação dos serviços de saneamento ambiental, culminando na promoção da saúde e da salubridade da população.
O evento será encerrado com o lançamento do Edital do Prêmio Pesquisadores do Saneamento Ambiental 2025, uma parceria entre ABES-PB, CAGEPA e SECITEC, que incentiva a pesquisa e a inovação no setor.
Claudia Coutinho Nobrega
Presidente da ABES Paraíba